terça-feira, 23 de março de 2010

A INFLUÊNCIA DA BARBIE

Barbie e sua influência na vida das meninas de todo o mundo.
 

A Boneca Barbie foi criada em 1958, pioneira na configuração de um modelo corporal que talvez seja o mais tirânico da história ocidental. Mesmo após tantos anos essa boneca continua sendo um ícone de padrão de beleza dos mais insistentes. Tendo habitado na infância de meninas do mundo inteiro por quase meio século, a Barbie tornou-se um verdadeiro clássico nas imposições das leis do corpo perfeito em nossa sociedade. Ela é a líder de venda entre todas as bonecas jamais criadas.

A história da Barbie é muito eloqüente cujo corpo ousou imitar as formas de uma mulher adulta, enquanto os brinquedos mais tradicionais destinados as meninas sempre reproduziram a figura do bebê ou de uma criança. Apesar das convulsões iniciais, hoje sua imagem é considerada perfeitamente normal. Um modelo a ser reproduzido pelo público infantil de várias gerações até a síndrome consumista do “complexo de Barbie”.

O maior problema em relação à Barbie é a influência nos padrões estéticos, de beleza, comportamentais e consumistas. Há mais de 40 anos no mercado, ela vem determinando uma mudança de comportamento feminina. Em seu "mundo cor-de-rosa" ela apresenta uma ideologia que confronta os padrões bíblicos, ou seja, apresenta a mulher como o mundo quer que ela seja, e não como Deus se agrada.
Em contradição com os valores morais cristãos, que devem ser intrínsecos ao ser humano, a Barbie apresenta uma referência de corpo, beleza e aparência ideal, porém externos e transitórios, que são absorvidos pelo seu público alvo principal: as crianças.

Os pais se mostram indiferentes a esta absorção, muitas vezes pela falta de tempo ou atenção, deixam suas filhas consumidoras a mercê destes padrões, só tomando consciência dessas influências por meio de conseqüências graves, como a anorexia e a bulimia, por exemplo.

Às vezes me questiono se estes brinquedos são um objeto de consumo ou um bem ideológico? Pois eles estimulam significativamente a capacidade representativa da imitação, de forma generalizada. Não é a toa que são vendidas 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que três Barbies são vendidas por segundo, além de ser cotada como referência por garotas do mundo todo. Mas a absorção deste produto vai além dos números, pois aparenta um caráter ideológico cuja mídia se encarrega de veicular. A imagem da Barbie passa a ser um modelo, através dos tempos, sem mesmo que as pessoas se deem conta disto.
O poder de persuasão desta personagem está no fato de que contribuem para a formação do caráter da criança, que brincam de ser e se portar como ela: individualista, consumista, sem vinculo familiar, etc, etc... Características encontradas nas várias versões da boneca Barbie.

Não podemos afirmar que existem pactos satânicos na produção ou comercialização destas bonecas, mas uma influência super negativa para nossas filhas, com certeza! Hoje nos encontramos em uma sociedade onde a beleza espiritual é o que menos importa, pois a beleza física é considerada solução para tudo.

Sem dúvida a Barbie é um objeto de alienação, se levarmos em consideração o seu mundo de fantasia, uma realidade distorcida e utópica de um glamour cor de rosa. Então ela não educa, mas ilude, pois causa uma falsa sensação de status, em detrimento da formação do verdadeiro caráter moral, baseado em princípios idôneos.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as cousas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” - 1 Cor 6:12

Cabe ao cristão atentar, com diligência, para as coisas que a Bíblia nos exorta, para que em tempo algum nos desviemos da Palavra (Hb 2:1)

Convém ouvir as coisas de Deus, pois elas nos trazem santidade e a vida eterna. Convém a nós ouvir e fazer uma separação entre os padrões do mundo e os mandamentos de Deus.

Fonte: http://escolinhadotiodini.blogspot.com/2009/06/influencia-da-barbie.html

3 comentários:

Cecília disse...

não sei o que fazer
pois sou fã dela principalmente dos seus filmes!
tenho todos em minha casa
sou evangélica, não tenho dúvidas que ela não seja de Deus mais por enquanto oro à Deus pra ajudar.

Lolita disse...

Sem ofensas mais o criador concertesa ñ era adepto a religião ea maior parte dos estadonidenses tbm ñ são , vc apenas criticou de forma religiosa e devo aplaudir ao criador da boneco pois ele sim fez sucesso !!!

bia disse...

Estava assitindo o novo filme da barbie e a popstar com minhas filhas e meu esposo,quando em uma das senas onde a popstar apresentase em um show dela,noto que nitidamente aparece a imagem de uma caveira no abdomem da boneca.fiquei espantada,pois naum era praquela imagem aparecer ali,fiquei emprecionada,minha filha tambem viu,e meu esposo tambem viu.gostaria que divulgase no seu bloguue pois isso orientaria ainda mais as pessoas de que existe algo errado nessa historia roda.a caveira aparece logo depois que focam na bota da boneca e ela faz um dificil passo de dança,entaum a um foco na parte de cima e quando vimos a caveira.

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?